ANSIEDADE

A ansiedade é um estado emocional que faz parte da nossa vida. Ela se torna um problema quando sentida em excesso. Aliás, tudo em excesso pode ser ou se tornar prejudicial. Mas você sabe identificar quando a ansiedade deixa de ser normal e passa a prejudicar à sua vida?

A ansiedade em seu estado normal é uma reação saudável e boa para o indivíduo, pois ela nos impulsiona a realizar, concretizar projetos, prosperar e planejar o futuro. É comum, compreensível e perfeitamente normal por exemplo, que se fique ansioso às vésperas de um processo seletivo, antes de fazer uma prova ou de fazer uma viagem de férias, antes de dar uma palestra, etc.  Porém, quando estas sensações se tornam constantes e criam uma sensação exagerada por um longo período e prejudicam nossa rotina, sendo impossível realizar as atividades simples do dia a dia, a ansiedade torna-se patológica, e neste caso, é fundamental procurar ajuda.

TAG – Transtorno da Ansiedade Generalizada

O Transtorno da Ansiedade Generalizada é caracterizado pela ansiedade excessiva e preocupação exagerada com eventos da vida cotidiana, sem motivos óbvios.

No TAG, a preocupação geralmente é irreal ou desproporcional para a situação. A vida diária torna-se um constante estado de preocupação, medo e às vezes pânico. A ansiedade pode dominar o pensamento da pessoa, interferindo no trabalho, na escola, atividades sociais e nos relacionamentos. A ansiedade faz a pessoa se irritar com coisas pequenas, ter dificuldades de se concentrar, dificuldade em ficar parado, e muitas vezes, até mesmo apresentar dificuldade para respirar. É uma batalha constante com seus próprios pensamentos e sentimentos.

Principais Sintomas:

Além do sentimento de preocupação e dos pensamentos que não param de vir, destaco alguns sintomas:

Sintomas emocionais: nervosismo, irritabilidade, tristeza, medos irracionais.

Sintomas físicos: coração acelerado, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, enjoo, insônia.

Sintomas comportamentais: Impulsividade, agressividade, fala acelerada, dificuldade para falar.

Sintomas cognitivos: Dificuldade de concentração e tomada de decisão, preocupações excessivas, pensamentos repetitivos.

Lidar com a ansiedade é saber que há dias de alta e dias de baixa. Dias tranquilos e dias atribulados. Estados emocionais fáceis de controlar e outros nem tanto. É um processo constante, por vezes cansativo, mas não, uma batalha perdida.

Na suspeita de um Transtorno de Ansiedade Generalizada, busque ajuda médica e psicológica. O tratamento geralmente baseia-se na associação de medicamentos prescritos por médicos especializados, psicoterapia e mudanças de hábitos de vida. Cuide da sua saúde mental.

Este post é informativo e não substitui uma avaliação especializada.

Deixar um comentário

Quem sou